A impressão 3D, conhecida como prototipagem rápida, também chamada de fabricação aditiva, é uma família de processos que produz objetos tridimensionais ao adicionar material em camadas que correspondem a seções transversais sucessivas de um modelo 3D. O plástico e as ligas de metal são os materiais mais usados para este tipo de impressão.
3D
Velocidade
Enquanto que pelos métodos tradicionais, o processo de prototipagem poderia levar dias, ou até semanas, com a impressão 3D o designer consegue obter o modelo em apenas algumas horas.
Qualidade
A capacidade de produzir uma peça na íntegra, sem necessidades de montagem de várias partes, aumenta a garantia de qualidade e durabilidade da mesma, além de poupar tempo e recursos em processos de montagem, pintura e outros necessários no processo tradicional.
Custo
Com um consumo de energia semelhante ao de um computador e com um custo de mão de obra muito reduzido- graças à capacidade de automatização dos equipamentos 3D em todo o processo de impressão – as soluções 3D são, cada vez mais, aliadas do seu negócio na hora de reduzir custos.
Liberdade
Além de eventuais limitações com tamanho mínimo ou máximo da peça, a nível de formato ou ângulos de design, o céu é o limite!
Personalização
A impressão 3D fornece-lhe a capacidade de personalizar totalmente um produto de forma económica e única.
Sustentabilidade
A impressão 3D normalmente usa apenas a quantidade de materiais necessários para fazer peças, o que reduz o desperdício praticamente a zero. Além disso, as matérias-primas utilizadas na maioria dos processos podem ser recicladas e reutilizadas em vários projetos..
Redução de Riscos
Quando há a necessidade de verificar a viabilidade de um produto através da tentativa e erro, o custo da impressão 3D é uma grande mais valia, quando comparado com o método tradicional de produção, que pode exigir a fabricação de moldes para produtos que podem não vir a ser produzidos em grande escala.